Pesquisar neste blogue

sábado, 6 de maio de 2017

Ataque em mono-DTG

(Esta página é uma tradução do original em francês, que pode ser lido aqui.)

O número de leitores do blog explode: Temos novos projectos, precisamos de ajuda! Procuram-se tradutores e uma voz para fazer podcasts. Alguém para animar via redes sociais será também uma grande ajuda! Se apreciam mesmo este blog, então participem!

Ataque em Mono-DTG

Por Charles-Edouard!

Eis uma questão da actualidade:

Para aconselhamento médico, contactar a Prof.ª Katlama ou o Dr. Lanzafame. O que dizem os ensaios? Em monoterapia, no ensaio ING 111521, 90% dos pacientes passarão a baliza de <400 em apenas 10d! Lanzafame, esse, faz a mono de Tivicay®, desde a primeira prescrição. Em ataque, a Biterapia DTG+3TC funcionou bem. As propostas DTG+3TC ou Tivicay® + Truvada® não estão coformuladas: elas permitem a monoterapia de Tivicay®: basta deixar o outro. O Dr. Lafeuillade relata uma experiência pessoal...

A hipótese Wainberg será validada por Lanzafame?


A partir de um vírus 'selvagem' (não-mutado), a primeira mutação a aparecer é a R263K. Mas ela impede o vírus de re-ganhar vida (perda de "fitness"), e, o reservatório deveria 'normalmente' baixar: ele cai num buraco negro Darwiniano.... Adiós cabrón!

Pelo outro lado, se o vírus tem mutações ou substituições em escadinha (simplifico), ele pode adquirir mutações de resistência; o benefício R263K perde-se, bem como a mono de Tivicay®...

Se o conceito de Wainberg estiver correcto, então deveríamos ver em clínica:
- Uma taxa de sucesso não muito má, não muito boa, sobre o vírus já mutado (ex.,  falha ao RAL ou EVG), e é exactamente isso o que se observa (ensaio Viking).
- Uma taxa de sucesso, em monoterapia de manutenção, que depende da presença das 'escadinhas': é exactamente isso o que se observa na coorte BMM+P: é o calcanhar de Aquiles.
- Uma excelente taxa de êxito, em ataque sobre o vírus selvagem: é exactamente isso o que se observa (ensaio ING 111521 + relatório Lanzafame).

Lanzafame cure remission monotherapy dolutegravir HIV tivicay iccarre first line attack

Se a teoria Wainberg/Mesplède (o caminho da R263K é benéfico) fôr exacta, o sucesso da monoterapia de ataque, com DTG, não deveria depender de qualquer outro parâmetro para além do carácter selvagem ou não do vírus.


Monoterapia de Tivicay® com pacientes naïf: Yessss!


Daí a importância da última publicação do Dr. M. Lanzafame, que aumentou ainda mais o seu grupo de pacientes em monoterapia de Tivicay®, de ataque (vírus selvagem e uma CV < 100.000).

Lanzafame cure remission monotherapy dolutegravir success undetectable low CD4

Lanzafame salva a honra médica... e o mundo!


Ele refaz o ING 111521: iniciativa científica, prudente, para confirmar os resultados de um ensaio comercial... O que vai no sentido do resultado do ING 111521, inesperado inicialmente, depois varrido para debaixo do tapete, ou ocultado num segundo.

Ele, ele escolhe os seus pacientes, com condições restrictivas sobre o vírus, o mais 'selvagem' possível. E não sobre os CD4: um paciente tinha CD4=1, outro CD4=2 !

Lanzafame traz uma nova estratégia. Os seus pacientes (porque não vocês?) vão portanto beneficiar de uma monoterapia, eficaz, de ataque, que abre a porta a um aligeiramento do tipo ICCARRE 4/7. O seu grupo estará mesmo a avançar para mais perto da remissão ('cura').

Ele convida a reconsiderarem-se os resultados de BMM+P (Barcelona, Montreal, Munique) + Paris, onde, com pacientes escolhidos, temos excelentes resultados, ao contrário do protocolar DOMONO, onde os pacientes não o são, ou são mal escolhidos, e cujo resultado é medíocre.

Evidentemente, ninguém disto vos fala!! Se os ignaros e vendidos vos dizem que a mono de Tivicay® não existe, e bom, agora já sabem que sim... O tema está re-lançado nos ângulos ético, clínico, e de saúde pública: a ele voltaremos em breve...

Este blog não é aconselhamento médico: Para esta estratégia, consultar a Dr.ª Katlama, o Dr. Lafeuillade ou o Dr. Lanzafame (ver lista). Então e os outros ? Pfff... Estão ultrapassados. Por isso, ignora os ignorantes, e vai consultar um dos 3. Mexe o rabo ! E testemunha !

Neste fim-de-semana eleitoral muitos vão ter de engolir uma colherada amarga...
Eu não! Este fim-de-semana é o meu primeiro sem medicação: é o primeiro do meu retorno ao 1/14! E isso faz um bem bestial!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário