Pesquisar neste blogue

sábado, 25 de fevereiro de 2017

As Dez Figuras Negras

(Esta página é uma tradução do original em francês, que pode ser lido aqui.)


As Dez Figuras Negras

Por referência, sem malícia alguma, a Agatha Christie, patrona dos espíritos dedutores


Este blog é consagrado à toma semanal, a nossa escolha, e, seu título! Muitos a recusam, por ignorância; outros não lhe são elegíveis: A Monoterapia de Tivicay® é uma alternativa menos boa. Interessamo-nos por ela, apesar de tudo, para que o aligeiramento esteja aberto a todos.

É demasiado fácil deitar fora a monoterapia "com a água do banho". Ah!...O que eu gostaria de ser remunerado para fazer de claque de cada vez que um dos vendidos afunda o aligeiramento. Ah!... Como seria fácil! Apresentação alarmista do DOMONO e, hop, deita-se a mono de Tivicay® ao caixote...Pff... Que inocência!

Não nos enganemos acerca disto: haverá sempre, doravante, pacientes ou médicos para fazer a Monoterapia de Tivicay®. Sempre. Na óptica ICCARREana que é a nossa, estão errados! Porque o ICCARRE (1/7), é melhor.

Mas não interessar, nem um, nem outro, é ainda mais parvo! Quantas vezes tive eu vontade de encher, a golpes de Triterapia, a fronha dos vendidos que fazem de claque!

Mais vale tentar compreender como se tem de levar a coisa...

Como n' "As Dez Figura Negras", há método, algoritmo e... prejuízos.

O Calcanhar de Aquiles não é uma fantasia!


O calcanhar de Aquiles? Está neste apontamento... A Prof.ª Katlama abre uma hipótese à crítica e ao grande público; e ainda me dizem que eu deliro... Tretas!

A Dr.ª Celia Oldenbuettel descreve na Antiviral Therapy, a primeira falha não-Calcanhar de Aquiles. Ela toma bem o cuidado de aí precisar:

Se a Dr.ª Celia Oldenbuettel tem o cuidado de trazer, com muitas precisões, um contra-exemplo, é porque ele dá crédito à hipótese de Katlama.

O Dr. José Blanco, na sua apresentação na CROI 2017, faz o mesmo (ver abaixo). Logo a teoria de Katlama, provavelmente necessária, sem dúvida não suficiente, é tomada a sério em Paris, Barcelona e Munique. Não é uma fantasia do Charles-Edouard. Tentem então invalidar a hipótese! Vamos lá rir.

Barcelona, Montreal e Munique


Recompensemos a abnegação dos voluntários precursores! Como? Tirando benefício da sua experiência... Para Oldenbuettel, é viável em pacientes escolhidos, triados. O Dr. Blanco reagrupa Barcelone, Montreal e Munique: 122 monoterapias. Vejamos o efeito de um algoritmo de tri sobre o sucesso real.
MINIDOLU vih HIV Dolutegravir Tivicay MonoDolu DOMONO CROI 2017 jose blanco

E agora, vamos fazer cair as garrafinhas de cima do muro, uma a uma, até à última!

Primeira regra algorítmica: excluir os "Calcanhares de Aquiles" (= Cavalos de Tróia): Eles não têm direito (talvez erradamente, mas bom...).

Bing! Bing! Bing! Bing! Bing! Bing! Fazemos saltar SEIS! 6 dizem-nos como evitar a sua desventura. Mais de metade!

Segunda regra algorítmica, imperiosa para o aligeiramento: NIET aos esquecidos. Eles dão tantas munições ao inimigo, cheio de consulting. Escapando da sobredosagem, nela mergulham outros!

DOIS a menos ! 50% e 88% de adesão (sobre-avaliada...) é inaceitável!

Terceira regra algorítmica: excluir da análise os pacientes nos quais a CV é detectável à partida! Será necessário exclui-los da estratégia? Essa, é outra questão; exclui-los da análise: sim... (como para o ANRS-4D ou qualquer ensaio formal).

Restam então 3 falhas, sobre mais de uma larga centena. E não temos verificação de dosagem. Ora, antes do escrutínio das dosagens, tínhamos também 3% de falhas no ANRS-4D.

Um dos dois persiste, com coragem (talvez soubesse a que se agarrar) e re-suprime (<37) sempre em monoterapia. Nada de re-dosagem, nada ... Uma falha? não para ele: ele está contente, contente, contente. Será o único? Não, dois outros pacientes tomam o mesmo caminho continuando em mono de Tivicay®! E os denegridores remunerados obrigados têm bem ar de parvos!

MINIDOLU vih HIV Dolutegravir Tivicay MonoDolu DOMONO CROI 2017 jose blanco

Agora, é verdade, restam 2... Sejam lá 1, 2 ou 3 %. Com virémias piriris que se apanham com a primeira TRI um pouco forte à mão, o que permite regressar a quelquer coisa mais ligeira, e, considerar o 4/7, o que, aos nossos olhos, seria uma melhor estratégia. Esperemos que eles o tenham compreendido!

Não! A mono de Tivicay ® não é a perdedora neste caso!


O perdedor, é o pobre paciente que, em manutenção, continua preso, teimosamente, à sua TRI de cavalo, tão inútil como perigosa. E nas sedes sociais, saboreia-se um charuto...

De facto, no grupo de controlo (bi e triterapias; estudo em curso), são 6-7 % de falhas!

Em conclusão, a monoterapia de Tivicay®, em manutenção, com selecção prudente de pacientes, é, como diz a Dr.ª Oldenbuettel, uma estratégia segura e eficaz de desanuviamento, em pacientes "indetectáveis", escolhidos...

Guardemos isto em mente, pois o DOMONO vão ser outros quinhentos!

Lembrete: 95 % dos pacientes estão em sobre-medicação inútil e perigosa...

Sem comentários:

Enviar um comentário